Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Arte de Improvisar



Agir por impulso faz a gente se sentir jovem. É o melhor tratamento antienvelhecimento. Dane-se! Dê uma festa sem motivo. Faça um comentário inesperado. Pare e converse com o filho da vizinha. A idade é sempre inversamente proporcional ao quociente de espontaneidade da pessoa.
É por isso que a decisão por impulso é emocionante em qualquer idade, tão excitante para a criança de 2 anos que resolver pular na piscina quanto para o professor aposentado que um dia entra na agência de viagens e compra uma passagem para a Nova Zelândia.
Improvisar é  "extemporizar" - do latim ex tempore, que quer dizer "fora do tempo", uma coisa nunca ultrapassada, nunca obsoleta, sempre nova.
Por definição, não existem instruções para improvisar - a pessoa inventa algo a cada vez. Mesmo não estando presa a regra alguma, ela não age de modo totalmente independente. Cada movimento inspirado é guiado pela mão invisível do tempo presente.
A improvisação é filha do momento.
Ela viceja sob o olhar benevolente do instante. " Não procuro, acho ", disse Picasso sobre o fato de que, para ele pelo menos, a criatividade não era um longo processo de tentativa e erro, mas a descoberta de uma realidade escondida, encoberta pelo imediatismo do aqui e do agora.
Para o resto de nós, a improvisação é resultado de um período de incerteza. " O que fazer para o jantar ?", pergunta-se você.
Abre a geladeira e não consegue pensar em nada, enquanto mira a luz brilhante da despensa congelada. Se estiver inspirado, poderá transformar uma pizza em um prato refinado. Mas não sem antes passar os olhos por uma cebola solta na gaveta, um restinho de páprica, um potinho de iogurte natural, um raminho de salsa murcha, uma pitada de cominho moído.
Impetuosamente, você mistura todos os ingredientes e, como num passe mágica, transforma todos aqueles restos em um banquete árabe.
Todos os artistas, de chefs a pintores, de poeta a compositores, têm de se esforçar para romper as barreiras impostas à criatividade.
Mas anima-se. Tirando Picasso, a maioria dos gênios sofre para superar essa face.


                          A espontaneidade aumenta com a prática


Antes de inventar a lâmpada, Thomas Edison errou durante anos, registrando centenas de patentes inúteis. Charles Darwin pensava devagar - sua contribuição à ciência aconteceu depois de muitas e tediosas sessões de meditação. E Abraham Lincoln anotava idéias em pedaços de papel antes de organizá-las em discursos memoráveis.
Mesmo os estilistas da moda, supostamente " inspirados ", pensam para criar. O comprimento da manga está errado. Suma com este sapato. Ponha um lenço ali; não, tire. Tente com botas. Que tal um cinto? Eles mexem e remexem até que, milagrosamente, a inspiração acontece. Só então as roupas parecem jovens, naturais, perfeitas.
Músicos de jazz fizeram da improvisação ao vivo uma forma de arte. Mas não é preciso ser saxofonista nem cantor de blues para lembrar Louis Armstrong. Você também consegue tocar de ouvido - tudo que tem a fazer é ouvir. A espontaneidade surge de um lugar tranquilo bem dentro de você. Se prestar atenção, localizará a fonte.
Quando a coisa anda - quando a improvisação se torna natural - , silencia-se , enfim, o clamor da dúvida. Improvisar então se torna tão simples quanto cantarolar despretensiosamente sua canção preferida.


PLANOS BEM - FEITOS


Não se pode deixar tudo ao acaso. Nem que seja para não dar chance ao azar, é preciso planejar o futuro previsível. Mas sempre tenha em mente que os planos mais bem - feitos vão entrar em conflito com sua sorte.
Você está a ponto de fechar negócio para comprar sua primeira casa e aparece a oportunidade de passar um ano em Roma, com uma generosa bolsa de estudos. Quando o encanador enfim resolver consertar o esgoto de sua casa , uma equipe da televidão local decide entrevistá-la. No dia marcado para a cirurgia plástica, você recebe dois ingressos para ótimos lugares na estréia da temporada de ópera. A sorte bate nos momentos mais inoportunos. Os melhores convites sempre aparecem quando se tem compromisso.
Claro que a idéia de riscar itens da agenda não deve ser a fonte dos melhores momentos de sua vida. Mas não deixe as oportunidades douradas escaparem. Não fique consultando seu palmtop como se estivesse lendo as linhas da palma de sua mão.
Para evitar que preocupações futuras estraguem o momento presente, faça uma lista das coisas que gostaria de fazer nos próximos dois anos e pendure ao lado de sua mesa. Quanto maior a lista, melhor. Se precisar, invente. Escreva as palavras como se estivesse compondo a letra de uma música de jazz.


* Trocar a moldura das fotos da família
  Aprender aiquidô
  Afiar as facas da cozinha
  Apoiar a TV pública
  Ler O Pequeno Príncipe em voz alta
  Marcar consulta no dentista
  Visitar parentes em Copenhague
  Comprar um maiô novo
  Só tomar vinho excelentes


Nos meses seguintes, você vai riscar certos itens, adicionar outros, marcar alguns, fazer anotações ao lado de todos eles.
Deixe que o papel fique tão gasto e amassado quanto uma bandeira de oração tibetana balançando ao vento. Ponha um pequeno vaso de flores secas perto da lista e encoste nele seu postal favorito. À medida que esse pequeno altar se empoeira, observe o futuro se tornar passado na frente de seus olhos.
Viva o presente. Esteja preparado para improvisar.


(Véronique Vienne)


http://publifolha.folha.com.br/catalogo/autores/443/


Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil License.










Nenhum comentário:

Postar um comentário